O Ground School é a parte teórica do treinamento, antes (ou em paralelo) às horas de voo. Nele, você vai estudar todos os sistemas, procedimentos e características específicas da aeronave Piper PA-34 Seneca II, que é um bimotor a pistão, popular em escolas de aviação e no transporte regional.
O curso abrange:
✅ Características gerais: história, aplicações e limitações do modelo Seneca II.
✅ Performance e limitações: velocidades críticas (Vmc, Vsse, Vyse), pesos e balanceamento.
✅ Sistemas:
Motores e hélices (normalmente Lycoming turboalimentados)
Sistema elétrico
Sistema de combustível
Sistema hidráulico
Sistema de degelo/antiaquecimento (importante no voo IFR)
✅ Procedimentos de operação normal: checklist de pré-voo, partida, táxi, decolagem, cruzeiro, pouso.
✅ Procedimentos de emergência: falha de motor, falha de sistemas, pane elétrica, perda de performance assimétrica, etc.
✅ Planejamento de voo: cálculos de autonomia, consumo de combustível, alternados, peso e balanceamento.
✅ Instrumentação e aviônicos: dependendo do pacote instalado — muitos Seneca II foram modernizados com Garmin ou outros glass cockpits.
O tempo varia, mas o Ground School do Seneca II normalmente dura de 8 a 20 horas de aulas teóricas, dependendo se é presencial, online ou individual. Depois disso, o piloto faz voos de instrução com instrutor credenciado.
✅ Pilotos com licença PPA (Piloto Privado de Avião) ou PCA (Piloto Comercial de Avião)
✅ Quem já tem habilitação multimotor terrestre (MLTE) ou está em processo de obtenção.
✅ Pilotos que vão renovar proficiência ou migrar de monomotor para bimotor.
Ao final do curso você recebe o certificado do Ground School que é exigido para registro de horas de voo multimotor no SENIPA/ANAC.
✅ Treino seguro: Você pratica situações críticas (ex.: falha de motor na decolagem) sem riscos reais.
✅ Procedimentos complexos: O Seneca II tem gestão de potência, passo da hélice, manete de mistura, gerenciamento de assimetria — tudo isso precisa de automatização mental.
✅ IFR e emergências: É excelente para fixar navegação por instrumentos, panes elétricas, pane de gyro, aproximações perdidas, alternados, etc.
✅ Requisito regulatório: Para treinamento de multimotor IFR, o simulador homologado pode contar como parte das horas obrigatórias (dependendo do nível do simulador).
🎮 Tipo principal:
AATD (Advanced Training Device) homologado ANAC: Representa fielmente o Seneca II, com painéis reais ou réplicas, manetes, pedais, controles de passo, turbo, etc.
✅ Checklist de partidas normais e falhas.
✅ Controle assimétrico — treino de Vmc, Vsse, Vyse, identifique isolar motor crítico.
✅ Aproximações por instrumentos com um motor inoperante.
✅ Falhas de trem de pouso (Seneca II retrátil).
✅ Gerenciamento de pane elétrica ou perda de instrumentos.
✅ Emergências meteorológicas.
✅ Gerenciamento de carga de trabalho no cockpit.
✏️ Normalmente, na formação MLTE+IFR, a prática em simulador varia entre 5h a 10h, dependendo da escola e do nível do simulador.
🔑 Ground School + Simulador + Voo real é o caminho mais seguro:
Entender a teoria
Praticar sem risco
Executar no voo real