O curso de Piloto Privado de Avião (PPA) é o primeiro passo formal para quem deseja se tornar piloto profissional no Brasil ou para quem quer voar por hobby com aviões de pequeno porte. É um curso mais completo e regulamentado pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), exigindo mais formação teórica e prática do que o curso de piloto aerodesportivo.
Segue um panorama detalhado do curso:
É a primeira habilitação para aviões, que permite ao piloto:
Voar aeronaves de pequeno porte (aviões monomotores e multimotores)
Levar passageiros sem fins comerciais
Acumular horas de voo para avançar para o curso de piloto comercial (PCA)
Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: Ensino médio completo
Certificado Médico Aeronáutico (CMA): de 2ª classe válido
CPF e documento de identidade válidos
Domínio da língua portuguesa (para brasileiros) — estrangeiros precisam de proficiência
Abrange os seguintes módulos:
Regulamentos de tráfego aéreo
Conhecimentos técnicos de aeronaves
Meteorologia
Navegação aérea
Teoria de voo
Medicina de aviação
👉 Ao final, o aluno realiza uma prova teórica da ANAC, com 5 disciplinas (mínimo 70% de acerto em cada uma para aprovação).
Inclui:
Voos com instrutor e solo
Procedimentos de decolagem, pouso, navegação, emergências
Voo local e navegação por pontos de referência
Treinamento para o check (voo de avaliação final)
📌 A prática é feita em escolas de aviação homologadas e com aeronaves autorizadas pela ANAC (geralmente Cessna 152, 172, Paulistinha, entre outros).
✔ Voar aeronaves privadas de pequeno porte
✔ Levar amigos ou família como passageiros
✔ Alugar aviões em aeroclubes e escolas para voar por conta própria
❌ Não pode receber remuneração por voar (isso só com a licença de Piloto Comercial - PCA)
Se quiser seguir carreira, o próximo curso é o Piloto Comercial de Avião (PCA), que exige:
Licença de PPA válida
Certificado Médico de 1ª classe válido
200 horas de voo totais (mínimo exigido pela ANAC)