1.1. Introdução à Filosofia Airbus
Filosofia de automação e filosofia Fly-By-Wire (FBW)
Uso do FMS (Flight Management System)
Pilotagem através dos modos de automação
1.2. Conhecimento Geral da Aeronave
Sistemas: Elétrico, Hidráulico, Pneumático, Combustível, Ar condicionado
Cockpit Layout: EIS (Electronic Instrument System)
FBW: Proteções de envelope de voo
Configurações Normais e Emergência
1.3. Performance e Limitations
Pesos e balanceamento
Speeds: V1, VR, V2, Vref, Vapp
Limites operacionais
1.4. Gerenciamento da Cabine de Comando (CRM)
MCC: Multi-Crew Cooperation
SOPs Airbus (Standard Operating Procedures)
Roles do PF (Pilot Flying) e PM (Pilot Monitoring)
Briefings operacionais
1.5. Planejamento de Voo
Uso avançado do FMS/MCDU
Preparação de plano de voo IFR
Performance takeoff & landing
1.6. Procedimentos Normais
Partida de motores (Engine Start)
Taxi, Decolagem, Subida, Cruzeiro, Descida, Aproximação, Pouso
1.7. Procedimentos Anormais e de Emergência
Engine Failure
Single Engine Approach
Degradações de sistemas FBW
Aborted Takeoff
TCAS/EGPWS Alerts
2.1. Sessões de Cockpit Procedures Training (CPT)
Familiarização com fluxo de cabina
Checklists normais e de emergência
2.2. Sessões de Simulador
Partida fria (Cold & Dark)
Operações mono-motor
Avarias de sistemas (Hydraulic, Eletric, Fuel)
Aproximação manual e ILS CAT I/II/III
Go-Around e Missed Approach
Crosswind Takeoff & Landing
2.3. Sessões de MCC
Tomada de decisão em dupla
Comunicação eficaz na cabine
Workload Management
Prova teórica (Questionário)
Verificação prática (Simulação de voo completo, incluindo anormalidades)
Módulo Carga Horária
Teórico (Presencial ou EAD) 30 a 40h
Cockpit Procedures Trainer (CPT) 08 a 12h
Simulador AATD/FTD 12 a 20h
Avaliação Final 02 a 04h
TOTAL 50 a 70h
EASA FCL.720.A MCC & JOC
RBAC 61 / 141 (para escolas homologadas ANAC)
FCOM (Flight Crew Operating Manual) Airbus