1.1. Filosofia de Operação Boeing
Filosofia Boeing: Human-centered cockpit
Sistemas de automação: FMC, MCP, Autothrottle, Flight Directors
FMC/CDU — gerenciamento de rotas e performance
1.2. Conhecimento Geral da Aeronave
Estrutura geral do B737 NG
Cockpit Layout: PFD, ND, EICAS, MCP
Sistemas principais: Elétrico, Hidráulico, Pneumático, Ar condicionado, Combustível, Ice & Rain
Configuração de sistemas em condições normais e anormais
1.3. Performance e Limitações
Pesos e balanceamento
V-Speeds (V1, VR, V2, Vref, Vapp)
Regras de performance de pista: Balanced Field Length
Limitações de motores CFM56
1.4. Gerenciamento da Cabine de Comando (CRM)
Princípios de MCC (Multi-Crew Cooperation)
Papéis do PF e PM (Pilot Flying & Pilot Monitoring)
Leitura e uso de SOPs (Standard Operating Procedures)
Briefings: Departure, Arrival, Approach
1.5. Planejamento de Voo Avançado
Preparação de OFP (Operational Flight Plan)
FMC/CDU setup completo
Uso de cartas Jeppesen
Performance de decolagem e pouso
1.6. Procedimentos Normais
Cold & Dark start up
Engine Start Procedures
Taxi, Takeoff, Climb, Cruise, Descent, Approach, Landing
1.7. Procedimentos Anormais/Emergência
Engine Failure at V1
Engine Out Approach & Landing
Aborted Takeoff (Rejected Takeoff)
Smoke, Fire, Electrical Failures
TCAS RA & GPWS
2.1. Cockpit Procedures Training (CPT)
Familiarização com o flow do B737 NG
Procedimentos de checklist normal e de emergência
Exercícios de flows piloto PF/PM
2.2. Sessões de Simulador (FTD ou FFS)
Partida fria (Cold & Dark Start)
Gate-to-gate operation (Pushback, Taxi, Takeoff, Cruise, Descent, Landing)
Emergências operacionais (Engine Failures, Hydraulic Failures)
Aproximação mono-motor
Arremetida (Go-Around)
Operações em condições meteorológicas adversas
Operações RNAV, ILS CAT I/II/III
2.3. Sessões MCC
Tomada de decisão em ambiente multi-crew
Divisão de tarefas e gerenciamento de carga de trabalho
Comunicação eficiente na cabine
Prova Teórica: múltipla escolha ou discursiva
Prova Prática: Verificação de voo em simulador — circuito completo com procedimentos normais e anormais
Módulo Horas Aprox.
Teórico 35 a 45 h
Cockpit Trainer (CPT) 08 a 12 h
Simulador AATD/FTD 12 a 20 h
Avaliação Final 02 a 4 h
TOTAL 55 a 70 h
EASA FCL.720.A MCC & JOC
FAA FAR Part 142 / 121 (se aplicável)
RBAC 61 / 141 (Brasil)
Boeing FCOM / QRH
Sessão em simulador FULL FLIGHT LEVEL D (recomendado para familiarização realista)
Briefing de Threat & Error Management (TEM)
Sessões adicionais para familiarização com EFB (Electronic Flight Bag)