É um monomotor turboélice de alta capacidade, com versões para passageiros (Grand Caravan EX), carga (Freighter) ou anfíbio.
Usa motor Pratt & Whitney PT6A-114A ou PT6A-140.
Voa em operações IFR, pistas curtas, não preparadas, em regiões remotas.
Bastante usado por empresas como Azul Conecta, TwoFlex (Brasil) e FedEx (carga).
O Ground School é o curso teórico necessário para diferença de equipamento e operação segura do C-208.
Normalmente, ele é obrigatório para operar profissionalmente (mesmo se já for habilitado em MNTE/MLTE).
Um Ground School de Caravan geralmente aborda:
Características gerais da aeronave.
Variantes do modelo (C-208, Grand Caravan, EX).
Motor PT6A (arranque, limitações, cuidados de operação).
Sistema de combustível (tanques, bombas, drenagem).
Elétrico, hidráulico, pneumático, degelo.
Sistema de trem de pouso fixo.
Instrumentos e aviônicos (frequente ter G1000 ou G600).
Regras de operação VFR e IFR.
Checklist de partida, táxi, decolagem, cruzeiro, pouso e parada.
Cálculos de peso e balanceamento.
Performance de pista curta e alta densidade.
Envelope de voo, velocidades de flap, stall, torque, ITT.
Planilha de performance para planejamento.
Fogo em motor, falha de motor, descida de emergência.
Operação em caso de pane elétrica ou hidráulica.
POH (Pilot’s Operating Handbook).
AFM (Aircraft Flight Manual).
📖 Normalmente:
20 a 40 horas de aula teórica em sala.
20 horas em simulador AATD, muito essencial para a proxima fase de voo.
No Brasil, você pode encontrar Ground School para Caravan em:
Centros de treinamento homologados ANAC.
Operadoras de táxi aéreo que possuem frota Caravan.
Instrutores particulares credenciados para instrução em C-208.
Para voar em linha aérea ou charter, é comum que a própria empresa ofereça o treinamento inicial com padrão IFR comercial ou exija que se faça o mesmo em escola de aviaçao ou centro de treinamento.
Ground School: R$ 1.800,00 a R$ 2.500,00 (dependendo se é particular ou escola homologada).
Horas de voo práticas: variam de R$ 450,00 a R$ 550,00 por hora de simulador de Caravan.
Ao final:
Você recebe um certificado de diferença de equipamento.
É necessário registro na sua CIV digital (ANAC) se a empresa exigir.
Geralmente o operador também exige treinamento recorrente anual ou bianual.
Ja inclusos no cursos material digital em PDF para estudo:
✔️ POH e AFM do Caravan (PDF oficial)
✔️ Checklists Simplificado
✔️ Apostila de sistemas do motor PT6A
✔️ Exercícios de performance