Conteúdo Programático Geral:
✅ Introdução à linha Cirrus
Histórico SR20 x SR22 x SR22T
Diferenças G2, G3, G5, G6
✅ Sistemas da aeronave
Motor: Lycoming (SR20) ou Continental (SR22)
Sistema de combustível, elétrico e aviônicos
CAPS — teoria, limitações, gatilhos para uso
✅ Planta aviônica
Garmin Perspective / Perspective+
PFD, MFD, autopilot, checklist digital
Configuração de navegação IFR/VFR
✅ Procedimentos
Normais, anormais e de emergência
Partida a frio/quente
Pouso em pista curta
Pane de motor, perda de comunicação
Simulação de CAPS (teórico)
✅ Planejamento de voo
Cálculo de combustível e peso e balanceamento
Análise meteorológica
✅ Regulamentação
Endorsement de High Performance (SR22)
Requisitos de proficiência
O prático em simulador para Cirrus pode ser feito em um dispositivo homologado ou um simulador Advanced ATD (AATD) que reproduza fielmente o painel Garmin ou Avidyne.
✔️ Familiarização do Cockpit
Layout dos instrumentos
Fluxo de checklist digital
✔️ Procedimentos em solo
Partida normal e anormal
Taxi e ensaio de uso do CAPS (procedimento, mas sem disparo)
✔️ Voo VFR
Decolagem normal e de pista curta
Subida e cruzeiro
Navegação básica, waypoints, alternados
✔️ Voo IFR
Simulação de pane de instrumentos
Aproximação por instrumentos (ILS, RNAV)
Pane elétrica com reconfiguração de alternador/bateria
✔️ Procedimentos de Emergência
Falha de motor
Despressurização (SR22 Turbo)
Uso do CAPS (procedimento)
✔️ Treino de Autopilot
Uso de Flight Director
Programação de rota
Mudança de plano em rota
🟢 Reduz custos de voo real (SR22 tem consumo alto, ~18-20 gal/h)
🟢 Treina cenários de emergência de forma segura
🟢 É aceito como parte do tempo de proficiência para seguros e locadoras
🟢 Mantém a familiaridade com o Garmin/Avidyne
Teoria: ~20 horas (pode ser EAD + presencial)
Prático em Simulador: 05 a 10 sessões de 01 hora a 02 horas cada (depende do objetivo)
✅ Simuladores homologados AATD:
Simulador AATD com Garmin Perspective (G1000).
Após o treinamento:
Certificado de proficiência emitido pela escola
Registro no logbook do piloto (simulador certificado conta como tempo de instrução)
Não substitui a necessidade de cheque prático se for operar a aeronave real depois, mas facilita o endorsement.